BLOG do Sr. Lupa

6 perguntas para fazer antes de contratar um profissional autônomo


Encontrar um profissional autônomo para trabalhar com você, seja em um projeto digital, relacionado a conteúdo impresso, moda ou diversos outros serviços, nunca foi tão fácil! Isso porque a tecnologia facilitou a vida de quem faz este tipo de busca, e aqui vale destacar as plataformas de profissionais que reúnem cadastros do Brasil inteiro.

Mas, apesar de toda a facilidade, a quantidade de ofertas disponíveis acabam dificultando um certo aspecto: a hora da escolha. Como ter certeza se achou realmente o profissional que mais tem a ver com o que você procura? Será que ele vai mesmo entregar aquilo que você espera?

Para te ajudar nesta questão, preparamos um post bem especial e importante. Aqui, você vai encontrar perguntas-chave que devem ser feitas aos profissionais antes de fechar seu próximo negócio. Aí então, depois de ter todas as respostas, siga em frente com segurança!

Vamos lá?

As informações necessárias para contratar um profissional autônomo

#1. Você tem um portfólio?

Isto é crucial hoje em dia, porque em alguns casos, mesmo um profissional com formação em Harvard e mestrado na Oxford pode ter um portfólio medíocre, enquanto outro com um curso técnico básico pode lhe apresentar um material de tirar o fôlego! Por isso, muitas vezes um bom portfólio vale mais do que qualquer currículo. Sendo assim, analise bem o de seu candidato.

#2. Você pode me contar sobre sua experiência?

Dependendo do projeto, é fundamental que o contratado tenha experiência. Por isso, peça que ele conte sobre trabalhos passados, seus maiores desafios, os projetos que já realizou. Dessa forma, você poderá sentir mais confiança.

#3. Qual é o orçamento?

Essa é uma pergunta fundamental para fechar negócio, mas além de saber o valor, é importante que vocês tenham isso documentado para que evitar que depois haja algum problema relacionado ao pagamento.

#4. Como você trabalha com prazos?

Outro ponto crucial em uma negociação, principalmente se você tem pressa. Perguntas como “Você garante a entrega até dia o x?”, “E se você não conseguir entregar, como eu devo proceder?” são essenciais para fechar um negócio. Neste momento, é de suma importância que todos os pingos sejam colocados nos “is”, afinal de contas, o prazo é algo que deve ser respeitado em qualquer projeto, para qualquer finalidade.

#5. Como você prefere receber o pagamento?

Este é um dos pontos que frequentemente gera confusões: a forma de pagamento. Por isso, faça com que o profissional deixe claro, logo no início, qual será o método de pagamento do serviço, assim, você poderá se programar para atendê-lo. E, da mesma forma que o orçamento, deixe esta informação documentada.

#6. Posso pedir informações sobre seu trabalho a outro cliente?

Se neste momento seu candidato hesitar, você terá razão em se preocupar. Na verdade, muito dificilmente alguém pede este tipo de referências hoje em dia, mas dependendo do seu objetivo e da importância deste serviço, pode ser uma boa ideia. Mesmo que você não concretize, de fato, a ação, saber que o profissional não se incomoda com este tipo de pergunta é um bom sinal.

#7. Podemos formalizar um acordo?

Em alguns casos pode ser importante que vocês assinem uma espécie de contrato (mesmo que seja informal) para deixar claro tudo que foi acordado para a contratação. Sendo assim, pergunte se seu candidato se importa ou não com essa condição.  Em caso de não cumprimento de algum item do contrato, você tem algo que comprove alguns direitos, como por exemplo, não pagar.

Você lembra de mais alguma pergunta importante de ser feita antes de contratar um profissional autônomo? Conte para gente pelos comentários! E não se esqueça que no Sr. Lupa este trabalho de busca não será tão difícil, afinal, por lá você encontra os melhores profissionais de sua região!

Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!

  Buscar profissionais










test3

tab3