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A importância do marketing pessoal para profissionais autônomos


Ser um profissional autônomo traz inúmeras vantagens: fazer seu próprio horário de trabalho, ter um escritório a seu gosto – seja ele um home office ou em um coworking – definir o próprio salário, entre outros. Em contrapartida, há inúmeros cuidados que rondam esta escolha, dentre eles, o Marketing Pessoal.

O Marketing Pessoal diz respeito ao cuidado com a imagem que você passa como profissional – oferecendo produtos ou serviços -, e o resultado que você obtiver com ele irá definir o sucesso ou fracasso de seus negócios, o aumento ou a queda em suas vendas. Pode apostar, ele é peça chave para a ascensão de um profissional autônomo.

Como cuidar de seu marketing pessoal?

Preste atenção em sua imagem

Especialmente se você faz atendimento porta a porta ou reuniões presenciais com seus futuros clientes. E prestar atenção na imagem não significa que você deve investir em artigos mais caros, mas que mantenha o bom senso na hora de escolher as roupas. Um bom corte de cabelo, unhas e barba (no caso dos homens) feitas também são pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Cuidado com as redes sociais

Falando ainda sobre imagem, as redes sociais dizem muito sobre a sua, pode ter certeza, e existem clientes que podem sentir vontade de pesquisar sobre você por lá. Por isso, preste atenção em tudo que está sendo publicado: fotos na balada, linguagem de baixo calão, posicionamentos raivosos sobre política ou religião são alguns exemplos de postagem que podem afastar futuros negócios.

Use o LinkedIn a seu favor

Seguindo a linha das redes sociais, se existe uma que é obrigatória para os profissionais autônomos é o LinkedIn. Lá, além de construir um ótimo networking, você se mantém informado sobre notícias de sua área de atuação e divulga seu perfil profissional, incluindo experiências, recomendações, projetos em que esteve envolvido e formação.

Mantenha-se atualizado

Ainda sobre formação, lembre-se de que ela deve ser continuada. Mostre aos seus clientes que você se mantém interessado e que continua se especializando com cursos, extensões ou mesmo participações em feiras ou congressos.

Capriche no Atendimento

O atendimento é fundamental no processo de fechamento dos negócios, por isso, preste atenção em como anda o seu. Cordialidade, educação, simpatia e seriedade são apenas algumas das qualidades presentes em um bom atendimento. Se você ainda se sente inseguro a respeito, que tal fazer um curso de atendimento? Certamente será um ótimo investimento para aumentar as vendas em seu negócio!

Um cartão de visitas, por que não?

Apesar de a vida estar cada vez mais tecnológica e conectada à internet, o bom e velho cartão de visitas pode passar mais confiança e seriedade em encontros presenciais. Então capriche na escolha de um design e tenha-o sempre à mão! Nunca se sabe quando você vai encontrar um futuro cliente.

Cadastre-se em uma plataforma

As plataformas que oferecem cadastro para profissionais autônomos são uma mão na roda, principalmente porque elas funcionam como verdadeiras vitrines para quem busca determinado serviço. Através delas é possível divulgar seus serviços e diferenciais, trocar mensagens e orçamentos e fechar cada vez mais negócios.

O Sr. Lupa é uma plataforma que facilita a vida de profissionais autônomos e que, além de oferecer tudo o que citamos acima, ainda não cobra nenhuma porcentagem sobre as negociações realizadas. Conheça agora mesmo

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