BLOG do Sr. Lupa

O guia absolutamente completo para profissionais autônomos conquistarem mais clientes


Conquistar mais clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil entre grandes, médias e pequenas empresas. E a situação não é diferente quando falamos de profissionais autônomos, afinal, eles entram nesta guerra sozinhos. Para chegar ao final desta batalha com um saldo positivo, é preciso lutar com todas as armas disponíveis – e pode ter certeza que, hoje em dia, elas são inúmeras.

Técnicas de marketing pessoal e digital, fidelização de clientes, atendimento diferenciado, uso de plataformas online… Da mesma forma que uma mega empresa, o profissional autônomo precisa conhecer todas as ferramentas que estão à sua disposição para conquistar cada vez mais clientes. Pensando nisso, desenvolvemos este guia absolutamente completo para te ajudar a conquistar o sucesso. Acompanhe:

6 dicas infalíveis para conquistar mais clientes:

Conquistar mais clientes

#1. Use e abuse do Marketing Digital

Se você é incrivelmente bom no que faz, precisa mostrar isso para o mundo. E para isso, não há nada melhor que o marketing digital. Com ele, você encontra diversos métodos para divulgar seu trabalho, sendo o mais comum (e barato) deles as redes sociais.

Como usar corretamente as redes sociais?

Antes de qualquer coisa é preciso saber separar seu perfil profissional do pessoal. Por exemplo, no Facebook o ideal é que você tenha uma Fanpage e que por meio dela, divulgue  seu trabalho, faça contatos e responda perguntas. Esse será um espaço totalmente voltado para seus produtos ou serviços, nada de compartilhar suas fotos de balada ou pensamentos pessoais, ok?

Dependo do que você oferece, o LinkedIn também pode ser uma ótima rede para divulgar seu trabalho, especialmente se você possui um blog e escreve artigos a respeito daquilo que faz.

No entanto, para acertar em cheio no uso destas redes, é fundamental que você entenda o conceito de personas. As personas são uma representação fictícia de seu público-alvo e são de extrema importância, pois somente conhecendo muito bem seu público (faixa etária, hobbies, interesses, etc) é que você poderá conversar de forma mais assertiva com ele.

A dica é que você use o conceito de personas a seu favor. Mesmo que não faça uma grande pesquisa para definir as suas, pesquise sobre o assunto e tente descobrir que forma aplicá-lo em seu negócio.

Por que ter um blog?

Quando você dedica uma parte de seu tempo para escrever sobre aquilo que oferece ou o nicho que atua, acaba criando mais credibilidade, pois as pessoas veem que você realmente entende daquilo que está fazendo.

Da mesma forma que as personas, o blog faz parte das estratégias de Inbound Marketing, e, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que isto só funciona para grandes empresas. Na verdade, tanto o Inbound Marketign quanto o Marketing Digital funcionam muito bem com todos os tipos de negócio, podendo trazer oportunidades de vendas em todos eles. É preciso, apenas, entender como usá-lo de forma adequada.

Por isso, estude bastante sobre Inbound e Marketing digital. Com isso você terá uma nova perspectiva sobre as possibilidades de divulgação de seu produto ou serviço e vai ver que os investimentos são muito mais baixos do que você imagina.

#2. Tenha portfólios virtuais

Atualmente, na web, existem opções de portfólios para todos os tipos de profissionais: fotógrafos, designers, redatores, escritores, publicitários. Há também opções de sites nos quais você pode personalizar e criar uma apresentação virtual específica para aquilo que você oferece.

Com uma rápida busca no Google você encontra todas estas opções em versões gratuitas ou pagas, e você pode escolher de acordo com seu orçamento e também seu conhecimento para trabalhar com este tipo de tecnologia.

Mas, no final das contas, o que importa é que você tenha um belo portfólio virtual e que o link dele esteja sempre disponível em suas redes sociais e demais sites em que esteja cadastrado.

#3. Esteja visível para seus possíveis clientes

Além das redes sociais, hoje em dia existem plataformas para cadastro de profissionais autônomos. Como funciona? O profissional realiza seu cadastro, seleciona a categoria em que atua e faz uma boa descrição de seu produto ou serviço e aguarda. Enquanto isso, pessoas ou empresas que necessitam dessa oferta acessam este banco de profissionais e fazem suas buscas. Quanto melhor for o anúncio e descrição do serviço, maiores serão as chances de fechar um negócio.

#4. Tenha cuidado com sua imagem pessoal

Nós sempre batemos nesta tecla aqui no blog, mas é fundamental que você passe a imagem mais profissional possível. Isto porque seus clientes querem contratar profissionais que cumprirão com aquilo que foi prometido, e caso sua imagem não passe esta impressão logo de início, muito dificilmente eles farão o primeiro contato.

Portanto, tenha muito cuidado com o que divulga nas redes sociais, capriche nas imagens que aparecerão em seus perfis online e mantenha sempre uma boa apresentação nos encontros presenciais.

Falando em encontros, se, por acaso, você usar o Skype para negociar com os interessados em seu serviço, utilize sempre uma linguagem mais formal, fale com segurança, evite gírias e – obviamente – palavras de baixo calão.

#5. Demonstre interesse

Logo nos primeiros segundos de seu contato com o cliente, demonstre muito interesse. Ouça as dores dele, faça perguntas, tente entender seus problemas. Fale somente quando for necessário e quando ele lhe fizer perguntas, tente não interrompê-lo.

Outra dica é chamá-lo sempre pelo nome, pois isso demonstra a atenção que você está tendo com ele. Colocando em prática todas estas dicas, você fará com que ele se sinta extremamente valorizado. Além disso, ouvindo tudo o que tem para falar, fica mais fácil entregar um produto ou serviço que realmente atenda às expectativas dele, que realmente sane suas dores.

#6. Conquiste seus clientes

Para isso, ofereça sempre o melhor de você em todas as etapas do negócio:

  • Ofereça o atendimento mais cordial e atencioso;
  • Garanta a entrega dentro dos prazos combinados;
  • Tenha como resultado o melhor produto/serviço que você puder oferecer;
  • Seja sempre gentil e tenha paciência para responder a todas as perguntas e pedidos de alteração.

O pós-venda também é de extrema importância, por isso, depois de um tempo, peça um feedback a seus clientes sobre o produto ou serviço, pergunte como eles estão e se precisam de alguma coisa no momento, parabenize-os em seus aniversários e vez ou outra, mande um pequeno recado para que eles lembrem que você está ali.

Com estas pequenas atitudes, você acabará conquistando seus clientes e tornando-os fiéis a você. Mas oras, estas são atitudes para o depois da conquista de novos clientes, você deve estar pensando. Exatamente! Mas isto também reflete na conquista de mais clientes. Como?

Um cliente fiel e que teve uma experiência incrível na contratação de um serviço ou na compra de um produto, torna-se um advogado de seu negócio, um verdadeiro divulgador espontâneo daquilo que você faz, falando de você para amigos, familiares e conhecidos.

Por isso, dê o melhor de si em todas as etapas do processo e faça o possível e o impossível para encantar seus clientes.

Por onde começar?

Todas estas dicas que trouxemos são facilmente executáveis. Se tiver tempo disponível, você pode colocá-las em ação hoje mesmo. Mas a dica final é que você inicie esta jornada de captura de mais clientes realizando um cadastro na plataforma de profissionais, afinal, é lá onde estão as pessoas que buscam por serviços, basta apenas jogar a isca.

Sr. Lupa é uma destas plataformas e oferece todas as categorias de serviços para que você possa se cadastrar. A partir do momento em que um possível cliente te encontra, é possível fazer toda a negociação através dela e, o melhor de tudo, você não precisa pagar nem um centavo por cada negócio fechado.

Além de tudo isso, o Sr. Lupa oferece a opção de Avaliações, assim, depois de um negócio fechado, o cliente pode deixar um comentário contando o que achou de seu serviço (o que te dá mais credibilidade perante aos outros visitantes).

E então, está esperando o que para se cadastrar em uma plataforma de profissionais autônomos como o Sr. Lupa e para aplicar todas as dicas que trouxemos hoje? Você vai ver que rapidinho terá novos clientes batendo à sua porta (ou seu e-mail)! E se ainda restou alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

 

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