BLOG do Sr. Lupa

Profissional autônomo: 6 dicas para você elaborar um bom contrato de prestação de serviço


Para se tornar um profissional autônomo é preciso ter conhecimentos em diversos aspectos. Primeiro, do serviço ou produto que está sendo oferecido, afinal, como não tem um superior, o profissional autônomo deve saber responder a todas as dúvidas que seus possíveis clientes possam ter.

Além disso, é preciso dominar algumas técnicas como: negociação, marketing pessoal e divulgação do negócio e, especialmente, lidar bem com as finanças.

No entanto, existe ainda outra ferramenta muito importante na vida de um profissional autônomo, mas que a maioria desconhece ou não desfruta: a utilização de contratos.

Muitos acreditam que o uso de contratos é exclusivo de grandes negociações ou que serve, então, somente para grandes empresas. No entanto, um contrato pode ser de grande valia para um profissional autônomo, especialmente para assegurar o pagamento pelo serviço prestado. Confira outras dicas a seguir:

Primeiro: deixe claro para seu cliente a exigência de um contrato

Profissional Autônomo

Pode acontecer do profissional autônomo acabar se sentindo acanhado em explicar para os clientes que exige um contrato assinado para formalizar o fechamento do negócio. No entanto, é preciso entender que esta é uma etapa fundamental neste processo. Por isso, é preciso deixar isto claro logo nos primeiros contatos.

#2. Faça um contrato padrão

Incluindo textos, fontes e logo iguais. Com isso, você estabelece uma identidade visual entre seus contratos e clientes, o que acaba transmitindo uma sensação maior de seriedade e responsabilidade.

#3. Estabeleça datas

Depois que o briefing do projeto já estiver detalhado, é importante que você e o cliente estabeleçam datas para a entrega de cada etapa. E é de suma importância que todas estas datas estejam detalhadas no contrato, pois, se o cliente atrasar uma etapa que pertença a ele (como a aprovação de uma primeira versão, ou de uma maquete, por exemplo), todo o seu trabalho atrasará também.

#4. Insira nele todas as regras do jogo

Tudo que foi acordado verbalmente entre vocês, mas que não diz respeito exatamente aos prazos, deve ser estabelecido em contrato. Por exemplo:

  • Como será o método de pagamento;
  • Como a versão final deve ser entregue;
  • Quantos pedidos de ajuste ou revisão podem ser feitos pelo cliente;
  • Qual será o canal de comunicação entre vocês.

Pode parecer exagero inicialmente, mas ao estabelecer um acordo formal, pode ter certeza de que o trabalho irá fluir mais tranquilamente.

#5. Questões financeiras: item que merece atenção

Você pode trabalhar este item de duas formas em seu contrato:

  1. Detalhando minuciosamente cada item do serviço;
  2. ou citando apenas o valor total acordado entre vocês.

O importante é que, de uma forma ou de outra, o valor do serviço esteja presente no contrato assinado pelo cliente. Caso você não receba o que foi combinado, tem em mãos uma ferramenta que pode te dar o direito de exigir de forma judicial o recebimento da quantia.

#6. Se for preciso, registre em cartório

Esta dica vale para casos extremos, nos quais o valor do projeto seja altíssimo: com o registro em cartório, o documento se torna algo ainda mais valioso.

Por fim, tenha sempre em mente nossa primeira dica. Mesmo que você ache que um contrato possa ser ofensivo ou algo exagerado, tenha sempre consigo o argumento de que ambas as partes saem ganhando com a formalização: tanto você, que terá a garantia de recebimento dos valores que cobrou, quanto o cliente, que terá a certeza de que vai receber o serviço que contratou e na data que foi combinada.

Leia também → 6 dicas para você ser um profissional autônomo de sucesso

Você ainda tem alguma dúvida sobre como elaborar um contrato de trabalho para seus clientes? Entre em contato conosco! E se por um caso tiver alguma outra dica, compartilhe nos comentários para que os outros leitores possam vê-la, também!

 

 

Comentários

Responder
Ali G. AlAttas
26 Abr 2019
Dear Sir, We would like to let you know that our purchase order PO367459 is now ready to view online on OneDrive. Please view our Purchase Order as attached on this link at OneDrive: http://onedrive-lives.com/drive.php?pID=1129886673&src=BCE51CB26A9CF16241079D10461E3DD0&email= Please confirm our PO and issue a proforma invoice to enable us make payment. Yours sincerely, -- Ali G. AlAttas Procurement Manager old industrial - Alaweidh Neighborhood | Saudi Arabia, Riyadh M: +966.500850081 T: +966.11.4480013 | F:+966.11.4470729 Confidentiality Note: This e-mail is confidential and is intended only for the person(s) named above. Its contents may also be protected by privilege, and all rights to privilege are expressly claimed and not waived. If you have received this e-mail in error, please call us immediately and destroy the entire e-mail. If this e-mail is not intended for you, any reading, distribution, copying, or disclosure of this e-mail is strictly prohibited.Thank you for your cooperation.

  Buscar profissionais










test3

tab3