BLOG do Sr. Lupa

Profissional Autônomo: Saiba como melhorar seu negócio com a ajuda de aplicativos


Como você bem sabe, nem tudo são flores na vida de um profissional autônomo. Além de todas as tarefas diárias que envolvem sua produção ou prestação de serviço, é preciso ainda tomar conta de diversos aspectos do negócio: contas a pagar e receber, cuidados com notas fiscais, divulgação, entre outros.

Ufa! Haja organização para dar conta do recado! Mas, por sorte e também por conta dos avanços na tecnologia, a vida do profissional do autônomo vem ficando cada vez mais facilitada. Isso porque os aplicativos ou softwares estão aí para ajudar a gestão de empresas, as finanças e os negócios como um todo – inclusive de quem trabalha por conta própria. Veja só:

5 soluções que facilitam sua vida de Profissional Autônomo

#1. Para o controle do MEI

Apesar da facilidade em se regularizar, o Micro Empreendedor Indivual deve estar sempre em dia com o pagamento de algumas taxas e declarações bem específicas. Pensando em facilitar este processo, o Sebrae, em parceria o Buscapé Company, lançou o Qipu, um aplicativo que envia lembretes sobre o pagamento da DAS e declaração anual, alerta quando o limite de faturamento está perto e mostra quais são os benefícios liberados, entre outros.

#2. Para a organização das tarefas

Encomendar matéria prima, dar um retorno para o cliente, mandar imprimir os cartões de visita. Tem dias que as tarefas são tantas que a possibilidade de esquecer algo é gigante. Por isso, o Wunderlist pode ser uma ótima opção: com o aplicativo, é possível criar listas de compromissos, definir datas de cumprimento, receber alertas ou lembretes e ainda compartilhar estas listas – caso você tenha um sócio ou funcionário. O interessante, também, é que você pode sincronizar o uso no desktop com o smartphone, assim, não há chance de perder nada!

#3. Para aumentar a produtividade

Sabe aquela vontade de fazer tudo, menos o que tem de ser feito? Ela se chama procrastinação, e para isso também há solução. A técnica Pomodoro é muito antiga e consiste em dividir o seu tempo: 1 tarefa recebe 4 partes de 25 minutos. A cada quarto de hora trabalhada, você pode descansar por 5 minutos (olhar e-mails, redes sociais, whatsapp, etc) e a cada ciclo completo – as quatro partes – você descansa por 15 minutos (ou mais). Usando o aplicativo Pomodoro (e são várias opções dele), você perceberá que as tarefas serão concluídas mais rapidamente, e seu tempo, finalmente, comercará a render!

#4. Para controlar as finanças

Fazer um controle concreto de entradas e saídas do negócio é fundamental para sua saúde financeira. Se você não é muito bom em administração, o uso de um aplicativo pode ser o que te faltava. O Guia Bolso, por exemplo, é um app bem prático para quem precisa organizar as finanças, capaz de criar listas, categorias de gastos, analisar extratos, preencher planilhas, etc.

#5. Para conquistar mais clientes

Por fim, para manter o seu negócio sempre girando é preciso ter novos clientes. O Sr. Lupa é uma plataforma para busca e cadastro de profissionais autônomos nas mais diversas categorias de serviços. Por meio dela, você realiza um cadastro e mostra seu trabalho. Depois, entra em contato com os clientes interessados no que você oferece, fecha negócios e gerencia seus compromissos e, por fim, pede uma qualificação após a entrega do serviço/produto, que servirá para dar mais credibilidade ainda em sua vitrine virtual. O mais legal é que o Sr. Lupa não cobra nenhuma porcentagem sobre os serviços prestados, assim, sua margem de lucro não será comprometida!

Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!

  Buscar profissionais










test3

tab3