BLOG do Sr. Lupa

Saúde e bem-estar: 5 profissionais que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável


A população brasileira nunca esteve tão preocupada com sua saúde e bem-estar. Talvez seja um reflexo da nossa expectativa de vida cada vez mais alta, chegando, agora, perto dos 76 anos de idade, segundo pesquisa realizada pelo IBGE.

A qualidade de vida vem aumentando por diversos motivos: temos acesso a uma alimentação mais saudável, a mais informações a respeito da saúde física e mental, além da maior possibilidade de praticar exercícios físicos – seja em parques abertos ou em academias populares -, entre tantos outros aspectos que vêm fazendo com que vivamos com mais saúde e momentos de lazer.

Se você, como grande parte dos brasileiros, está em busca de uma qualidade de vida cada vez maior, acompanhe nosso artigo! Hoje, listamos os profissionais indispensáveis para ter a seu lado quando o assunto é saúde e bem-estar!

Os profissionais que te ajudam a ter uma vida mais saudável

Saúde e bem-estar

#1. O nutricionista

A frase pode até ser um clichê, mas vale para todas as pessoas, de todas as idades, em todos os cantos do mundo: você é o que você come. Ou seja, o seu corpo é um reflexo direto do tipo de alimentação que você adota. Tanto é que o que vemos ao redor do mundo é uma grande epidemia de obesidade causada pelo boom dos alimentos industrializados, recheados de sódio, açúcares e gorduras saturadas.

Se você está em busca de uma vida mais saudável, comece com uma reeducação alimentar e tenha em mente que perder peso nem sempre é a melhor opção, mas sim manter uma rotina de alimentação com qualidade, que garanta todos os nutrientes que seu corpo precisa para viver com saúde. Para isto, conte com a ajuda de um nutricionista, pois somente ele poderá indicar um cardápio que atenda perfeitamente às suas necessidades e que também seja compatível com sua rotina e gostos pessoais.

Além disso, com o acompanhamento de um nutricionista você é cobrado – o que pode te ajudar a ter mais engajamento – e também acompanha todos os resultados: porcentagem de gordura corporal, medidas, colesterol, diabetes e não somente os tão temidos números na balança.

#2. Um profissional que te ajude a colocar o corpo em movimento

O segundo passo para uma vida com mais saúde e bem-estar é iniciar a prática de atividades físicas. A intensidade e a frequência dessas atividades vão depender muito de sua idade, objetivos e condicionamento físico.

personal trainer pode ser o profissional ideal se você está com o corpo sadio (mesmo acima do peso) e tem condições de realizar exercícios como musculação, aeróbicos ou outros treinos personalizados. O personal, além de te estimular com a prática das atividades, irá desenvolver um treino de acordo com suas características e com seus objetivos, sejam eles a perda de peso, o aumento de massa muscular ou apenas uma rotina de exercícios para manter o corpo mais saudável.

Em contrapartida, para pessoas de mais idade, com alguma limitação ou que tenha  passado por um acidente ou uma cirurgia, o Pilates pode ser a atividade física perfeita. Ele pode ser praticado tanto no solo como em equipamentos, e contribui para a postura, respiração e também o fortalecimento da musculatura. A dica é que você encontre um profissional capacitado, que possa desenvolver uma sequência de exercícios que atenda suas necessidades e que seja de acordo com suas características físicas.

#3. Um bom dentista

Você sabia que a saúde de sua boca pode influenciar diretamente na qualidade de vida? Isto porque situações que, no início, podem parecem pequenas, acabam se tornando grandes vilãs com o passar do tempo. Cáries, tratamento de canal, gengivite, alta sensibilidade e até mesmo perda de dentes são apenas alguns dos problemas que podem afetar a vida de qualquer pessoa.

De acordo com dados de outra pesquisa, também realizada pelo IBGE, cerca de três milhões de brasileiros apresentaram, em 2013, problemas dentários que causaram dificuldades, inclusive, para mastigar, em diferentes graus de intensidade.

Se você quer fugir destes problemas, o ideal é que mantenha certa periodicidade nas consultas com seu dentista: uma vez ao ano para atendimentos de rotina e a cada seis meses para limpeza de tártaro. Além disso, é importante para a sua saúde e bem-estar bucal manter a escovação adequada em casa, sempre depois das refeições, e trocar sua escova de dente a cada três meses de uso.

#4. Um psicólogo

Nem sempre é preciso estar passando por um problema grave para procurar um profissional de Psicologia. No que se refere a sua saúde mental, a prevenção de problemas também deve ser adotada com seriedade.

Procurar por um psicólogo pode te ajudar a começar um exercício de autoconhecimento, a lidar melhor com diversas situações da rotina e também a analisar a realidade sob outro ponto de vista. E, às vezes, durante este processo, é possível até encontrar traumas que estavam escondidos e que, futuramente, poderiam, inclusive, causar danos imensos à sua saúde mental.

Vale a pena pesquisar bastante, pois existem no mercado psicólogos que atuam sob as mais diversas linhas teóricas, como psicanálise, comportamental, transpessoal, junguiana, entre outras. Cada uma destas linhas é indicada para um tipo de objetivo.

Em casos de problemas familiares, suspeitas de depressão, dificuldade em lidar com algumas situações ou outros que podem afetar sua saúde mental, não hesite em procurar um psicólogo o quanto antes. Lembre-se sempre que de nada adianta manter um corpo saudável se a mente está adoecida.

Saúde e bem-estar

#5. Outros profissionais

Existem, ainda, outros profissionais que podem te ajudar a manter a saúde e bem-estar por meio das mais variadas técnicas.

Um bom exemplo é a Acupuntura, um dos tratamentos mais antigos do mundo. Criada há mais de dois mil anos no oriente, esta técnica estimula locais anatômicos sobre a pele com micro agulhas, os chamados pontos anatômicos. Ela serve para tratar algumas doenças, como controle de dor ou para normalizar funções que foram alteradas no corpo, e até mesmo preveni-las, trabalhando para reforçar o sistema imunológico.

Segundo os orientais, esta técnica tradicional é capaz de provocar efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio e ajustando os canais energéticos do organismo.

Já o Reike atua mais na redução do estresse. Alguns acreditam que ele seja também uma espécie de relaxamento que promove curas. Ao contrário da Acupuntura, o Reike se dá pela da imposição de mãos e o significado da palavra explica muito bem a técnica japonesa:

  • Rei: “sabedoria divina ou o poder superior”
  • Ki: “energia vital”

Sendo assim, para os antigos japoneses, o Reike é a energia vital sendo espiritualmente guiada. Por isso, pode ser indicado para tratar doenças do corpo (ou até mesmo emoções) e, em todos os cantos do mundo, são relatados seus efeitos benéficos como relaxamento profundo, bem-estar e sentimento de paz.

Por fim, temos a Quiropraxia, uma espécie de massagem que atua mais especificamente na coluna vertebral, detectando e removendo problemas que podem desajustá-la. Com isso, o corpo pode trabalhar de forma plena, pois são removidos os obstáculos que dificultam a chegada de estímulos nervosos a certas partes, como, por exemplo, nos braços, nas pernas ou em outros órgãos.

A técnica, que surgiu nos Estados Unidos, em 1985, foi criada pelo pesquisador Daniel David Palmer. Desde então, trata pessoas com técnicas que são totalmente manuais. Dentre os principais problemas que podem ser aliviados com a Quiropraxia, estão:

  • Dores na coluna lombar;
  • Dores no pescoço;
  • DORT/LER;
  • Dores e tensão muscular;
  • Hérnia de disco e dor ciática;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas em articulações como no ombro, punho, joelho, entre outros;
  • Movimentos restritos.

Vale lembrar que, tanto a Acupuntura, quanto o Reike e a Quiropraxia, são técnicas que podem ser usadas não somente quando surgem os problemas ou doenças. Quem está sempre em busca de mais saúde e bem-estar sabe da importância da frase: prevenir é melhor do que remediar!

Como ter mais saúde e bem-estar?

Hoje em dia, já não é mais segredo pra ninguém as atitudes devem ser tomadas para buscar uma alta qualidade de vida e para ter uma vida longa, com saúde e bem-estar. Tudo depende de você e de sua disposição em mudar e adotar hábitos cada vez mais saudáveis.

Além disso, ao longo de nosso artigo, você viu que existem profissionais e técnicas que podem contribuir positivamente para isso, seja na alimentação, na saúde bucal ou na prevenção e tratamento de problemas, tanto físicos, quanto emocionais.

Agora que você já tem todas estas informações em mãos, que tal começar uma mudança em sua vida, priorizando sua saúde e bem-estar? Lembre-se sempre que os resultados não aparecem de um dia para o outro e, que, por conta disso, você não pode desistir tão cedo.

E se você decidiu que vai cuidar da sua saúde e bem-estar, e para isso pretende procurar por um profissional (ou vários) que listamos por aqui hoje, conte com o Sr. Lupa. Em nosso banco de profissionais é possível encontrar desde nutricionistas até instrutores de pilates ou quiropraxistas. Acesse agora mesmo e encontre o profissional que está procurando!

Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!

  Buscar profissionais










test3

tab3